No Toram, o status é a base matemática para o jogo calcular todas as interações de batalha no jogo, que inclui danos, velocidade de ataque, velocidade de conjuração e entre outros. Os status são os dados que o jogador pode distribuir para cada vez que ele aumentar de nível ou através de recompensas no jogo.
Observação
As informações são baseados no que os jogadores descobriram e alguma informação pode não estar certo!
Calculo do status total
Regra geral
- Para todos os casos, o calculo básico sempre segue a ordem:
- Calcula a soma dos modificadores percentual;
- Aplica os modificadores percentual;
- Arredonda o valor para baixo;
- Aplica os modificadores puros.
Por exemplo:
- Soma dos modificadores percentual = 8% - 1% = 7%
- Valor com modificadores percentual = 255 * 107% = 272.85
- Valor arredondado para baixo = 272
- Valor com modificador puro = 272 + 18 = 290
==STR = 290==
Status percentual
Alguns status já são valores percentuais (exemplo: Guard Rate, Guard Power, Evasion Rate). Nesses casos, basta somar todos os valores!
Calculo final
Alguns status dependem de outros status, então é necessário um calculo na ordem certa! Por exemplo, Critical Damage é calculado baseado no STR, então será necessário calcular o STR primeiro par poder usar no calculo do Critical Damage.
Para fins didáticos, os jogadores separaram os status em algumas categorias:
- Status básicos: Aqueles que podem ser adicionados ao aumentar de level;
- Status de equipamento: ATK da arma, Equipment DEF, Weapon Stability, Refinement Resistance
- Status derivados: Status que se derivam dos Status básicos.
- Status não-derivados: Aqueles obtidos exclusivamente de equipamentos ou habilidade.
- Status Especial: Status que não se encaixam nas classificações anteriores.
Por exemplo, digamos que queremos calcular o valor de ATK para o usuário da Espada de uma mão Este status é baseada em (Status básicos) STR e DEX e (Status de equipamento) ATK. Portanto os passos serão os seguintes:
- Pegue STR e DEX originais. Aplique o modificador STR% e DEX% a eles.
- Aplique o modificador plano STR+ e DEX+ ao resultado de (1), obtemos STR final e DEX final.
- Pegue o ATK da arma e calcule seu bônus de refinamento.
- Pegue o ATK da arma, aplique o ATK% da arma e o modificador do ATK+ da arma a ele.
- Somando (3) e (4), obtemos o ATK final da arma.
- Calcule o ATK a partir do nível do personagem, resultado de (2) e (5).
- Aplique ATK% e ATK+ em (6), obtemos o ATK final.